O inglês em Escola Pública
O inglês em Escola Pública

 

O grande monstro do ensino Fundamental e Médio de qualquer estudante de rede pública, o inglês. "Para quê estudar isso, meo Deus?" eles perguntam em desespero sempre que a aula começa. basta essa pergunta para que nós, os estagiários, o corpo estranho em sala de aula alcançe o problema no ar, é tão visível que chega a ser como uma placa no fundo da sala dizendo: ODIAMOS O INGLÊS.

E como contornar isso? Qual proposta pedagógica apresentar a instituição para resolver o maior problema visto em uma turma de língua inglesa se as criaturas odeiam o inglês? Bom, se eu soubesse a resposta não estaria na universidade batendo a cabeça contra os tijolos e me questionando as mesmas perguntas... Hehe, brincadeira. Idéias é que não nos faltam.

Essa é a parte bacana em ainda não ser professor, achar que tudo oque a gente pensa nunca foi pensado por outra pessoa ou ao menos tentado ser posto em prática e fracassado. E a pergunta que me fica após textos e textos sobre as idéias revolucionárias para o love com o inglês dos estudantes é: Por que diabos não funcionou? O que faltou? O que tinha a mais? O quê?

Idéias obviamente que todo mundo tem, mas a prática, essa sim diferencia esse fracasso. Nessas minhas curtas semanas em sala de aula as possíveis repostas que tive foram as seguintes:

  • Os professores são um pouco mecânicos;
  • Há pouca discussão e muita disperssão;
  • Não há a exploração do inglês quanto sociedade e apenas como língua;
  • Não há inglês.

É claro que isso não me foi nenhuma surpresa, nenhum desses pontos me são estranhos porque eu também estudei em escola pública e portanto, sei as dificuldades que é aprender uma segunda língua sem a menor estrutura para isso. Agora aqui, na universidade, como aluna que questiona até porque o rato nasce pelado eu vejo que isso é só uma desculpa. pronto, falei. Ao menos para que o aluno saia da sala sabendo alguma coisa além do verbo to be, sim, é uma desculpa muito da esfarrapada.

Nós como educadores sabemos que há muitas maneiras de conhecer o mundo, de embarcar em uma viagem, seja lendo, assistindo a um filme, fazendo uma peça, etc; Mas poucos usam desse recurso e é exatamente aí que está o problema que leva todas as belas teses lidas e relidas ao fracasso na hora da prática, não há inserção do mundo inglês no inglês.

Como eu vou me interessar pelo inglês se eu nem sei onde é que falam inglês? Se eu não conheço a cultura dos países anglófonos ou nem mesmo vejo minha professora falar em inglês??

"Para quê isso me serve?"

Para dar um emprego para mim, eu quase respondi. Mas paciência, o aluno não precisa aprender inglês só porque é uma matéria da escola, ele não aprende justamente por isso. Não tem a menor graça você estudar uma coisa e não ter nenhuma fundamentação do por que daquilo.

-"Para arranjar um namorado gringo, um trabalho na CIA, cursar em Havard." Nós criamos possibilidades para que o aluno aprenda a aprender, esse é um papel que não devemos deixar morrer e foi exatamente por isso que resolvemos criar este site.

Falemos sobre educação, não importa qual a área, o problema ou a idéia só falemos sobre educação porque juntos podemos ser melhores.